INTRODUÇÃO ÀS IDÉIAS POLÍTICAS


Reflita sobre os processos de mercado e as bases práticas de condução política e noções de gestão econômica que, normalmente, são consideradas; analise as afirmativas seguintes e, em seguida, assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Observa-se o desenvolvimento econômico de uma visão superior – do alto da história administrativa - e persegue-se a origem de sua conduta em assuntos econômicos e sociais

(  ) Se certa administração decide fechar a fronteira oriental, nos inclinaremos para encontrar nesse ato o fim de uma série evolutiva histórica que revela tarefas para o Estado atual que se relacionam ao passado. E, se não confirmarmos tal decisão, acharemos que medidas radicais como essa são, em parte, inúteis ou antiquadas.

(  ) Observa-se esse desenvolvimento de baixo para cima. Assim vemos como as lutas de emancipação das classes emergentes destacam-se dos conflitos de interesses econômicos.

(  ) A situação econômica de poder muda para seu próprio benefício e, de forma involuntária, escolhemos o “lado” dos que emergem porque são ou estão começando a ficar fortes. A vitória parece provar que também são economicamente superiores.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; F; V.


V; V; F; F.


V; V; V; V.


F; F; F; F.

 


V; F; F; F.

Após refletir sobre a consolidação do processo de formação do primeiro curso de Ciência Política durante a década de 1960, pensando nos aspectos favorecedores e característicos desse movimento, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) O contexto de endurecimento do regime militar brasileiro e suas características totalitárias.

(  ) A radicalização ideológica no meio acadêmico, sobretudo, da área de ciências sociais.

(  ) O total desaparecimento da famosa antinomia: capitalismo X socialismo.

(  ) Intensificação do embate entre a chamada tradição societal e o Socialismo científico.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.

 


V; V; F; F.


V; V; F; V.


V; F; V; F.


V; V; V; V.

Se diz que a ordem jurídica, sendo um conjunto de regras, de normas, de conceitos, de princípios, indefinidos, gerais, impessoais, não pode ser autodinâmica. O que, exatamente, isso quer dizer? Sobre esse questionamento, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Não pode, por si mesma, efetivar-se, nem pode incidir nos fatos, no momento de acontecerem.

 (  ) Da ordem jurídica virtual, nada pode resultar automaticamente, para quem quer que seja. Tudo dependerá das circunstâncias.

(  ) Nem bem, nem mal; porque só contém regras impessoais, de efetivação mediata. Não se acha em relação direta com os fatos, mas se relaciona com eles.

(  ) Refere-se a algo que pode ser, mas ainda não é, e para que seja efetivamente é necessário que alguém [em âmbito jurídico], através de uma verificação, declare que é.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; V.


F; F; F; F.

 


V; V; V; F.


V; F; F; F.


V; V; F; V.

Segundo o autor do capítulo indicado como leitura obrigatória nessa segunda semana (Ciência política: Análise da dinâmica de poder), o poder está assentado sobre duas bases fundamentais. A primeira é a Generalização, onde a capacidade de garantir anuência precisa ser generalizada e não somente em função de um ato de sansão particular que o dominante está em condição de impor sobre o dominado. Existe, no entanto, uma segunda viga de sustentação que fundamenta o poder. A que nos referimos? Qual é esse segundo elemento? Assinale a alternativa que apresenta o segundo componente de fundamentação do poder a que faz referência a leitura obrigatória. Assinale corretamente:


a verdade, que é o interesse único de todo movimento social, estando as instituições, sobretudo o Estado, compromissadas com esse ideal coletivo.


a Legitimidade, que é a contrapartida da confiança dada, é a promessa de que o conjunto de expectativas do dominante e do dominado serão cumpridas.


a tenacidade, que é a disposição que mantem a dinâmica histórica das instituições e a dialética padrão destas com os sujeitos sociais.


a racionalidade aplicada pelo estado, suprindo plenamente todas as carências sociais, dramas institucionais e quaisquer percalços que possam prejudicar o avanço civilizatório.


a piedade, que constitui aspecto primordial para a coesão social e para a harmonia nos núcleos de convivência que alicerçam as experiências institucionais.

Sobre o pensamento social na Idade Média, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Prendiam-se à discussões metafísicas que justificavam a fé cristã.

(  ) Os dogmas da Igreja Católica impediam o desenvolvimento da investigação científica.

(  ) A Igreja medieval foi a grande fundadora das bases sistêmicas do fazer científico moderno.

(  ) A nobreza medieval motivou as pesquisas e estudos científicos sobre as desigualdades sociais.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.


V; V; V; V.


V; V; F; F.


V; F; F; F.


V; V; F; V.

Após refletir sobre a importância da Faculdade latino-americana de Ciências sociais (FLACSO), analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Atuação e influência da Ciência Política estadunidense sobre as ciências sociais da UFMG.

(  ) Divulgação dos pressupostos teórico-metodológicos marxistas no brasil.

(  ) Ações pontuais da Fundação Ford junto ao docentes de ciências sociais no Brasil.

(  ) Acento empirista e positivista junto ao curso de Sociologia e Política oferecido pela UFMG.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; V.


V; F; V; V.


V; V; V; V.


V; V; F; F.


F; F; F; F.

 

Após refletir sobre as origens da Ciência Política brasileira, fortemente vinculada ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FCE/UFMG) durante as décadas de 1950 e 1960, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) A Sociologia francesa se fazia presente no fundamentos curriculares da FCE/UFMG.

 (  ) Havia divergências internas e embates ideológicos na intimidade da FCE/UFMG.

(  ) Digno de nota é a militância política dos professores vinculados à FCE/UFMG.

(  ) Um grupo homogêneo e imune à divergências internas é o que se pode dizer sobre a equipe de docentes da FCE/UFMG.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F.


V; V; F; F.


V; V; F; V.


V; V; V; F.


F; F; F; F.

 

Após refletir sobre a figura do chamado politólogo nos primórdios históricos dos cursos de Ciência Política brasileiros, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Propunha a aplicação de métodos científicos positivos para uma diagnose social.

(  ) A análise social proposta sobre os mecanismos da democracia brasileira era realista.

(  ) Esse cientista procurava estudar uma única dimensão do regime político em análise.

(  ) Fugia-se de vislumbrar qualquer aplicação prática para o resultado dos estudos.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F.


V; V; V; V.


V; V; F; F.


F; F; F; F.

 


V; V; F; V.

Após refletir sobre o contexto teórico-metodológico dos cursos de Ciência Política do Brasil na atualidade, analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) Predomina a tradição politológica científica dentre os pesquisadores e docentes que se debruçam sobre as questões sociais.

(  ) O método marxista de análise social é aplicado pela totalidade das Universidades brasileiras que oferecem o curso de Ciência Política.

(  ) As teses, quase que integralmente, se baseiam nas estratégias de aferição de dados quantitativos, em detrimento  das pesquisas qualitativas.

(  ) Os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), suas teses e cursos, foram os exclusivos pioneiros no desenvolvimento da Ciência Política brasileira.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F.

 


V; V; V; V.


V; V; F; F.


V; V; F; V.


V; F; F; F.

Após refletir sobre o que é possível aprender a respeito das questões jurídicas (considerando as terminologias e expressões técnicas do direito), analise as afirmativas seguintes, assinalando como verdadeira (V) ou falsa (F) cada proposição.

(  ) O aprendizado do direito não é fácil. A terminologia jurídica é um matagal imenso, cujos arbustos variam como essas árvores inconstantes. Cipoal tão denso que os próprios juristas, encanecidos na profissão, vezes sem conta não conseguem ver a realidade desembaraçada da terminologia vulgar, ou das metáforas, de que desacauteladamente se utilizam; e incidem, por isso mesmo, em equívocos e mal-entendidos.

 (  ) A terminologia jurídica é um matagal imenso, cujos arbustos variam como essas árvores inconstantes. Cipoal tão denso que os próprios juristas, encanecidos na profissão, vezes sem conta não conseguem ver a realidade desembaraçada da terminologia vulgar, ou das metáforas, de que desacauteladamente se utilizam; e incidem, por isso mesmo, em equívocos e mal-entendidos.

(  ) O que torna o Direito uma área de fácil assimilação é, justamente, a facilidade que se encontra no trato com as expressões técnicas. O uso frequente de terminologias forjadas a partir do senso comum, viabilizando o entendimento dos conceitos e a compreensão dos componentes jurídicos.

( ) As palavras utilizadas pelos legisladores, pelos professores, pelos tratadistas, pelos magistrados, nos códigos, nas aulas, nos livros, nas revistas de jurisprudência, em considerável quantidade, são expressões elípticas, metonímicas, metafóricas, algumas com dupla, ou múltipla, acepção. razão pela qual facilmente os estudantes se desnorteiam, quando não prevenidos da significação jurídica de cada termo empregado.

Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; V.


V; V; F; F.


V; V; V; V.


V; F; V; F.


F; F; F; F.

 

Páginas: 123